G36: O FUZIL DE “PLÁSTICO” DA POLÍCIA FEDERAL

Uma verdadeira obra de arte e engenharia alemã.

Versátil e eficiente.

Ao contrário do que muita gente pensa, não foi a fabricante austríaca Glock a primeira a utilizar polímero em suas armas, foi a alemã Heckler & Koch. Já falamos um pouco sobre a história da HK no artigo sobre a sub-metralhadora UMP, mas o mais importante que se deve saber sobre a HK é que suas inovações produziram obras de arte e engenharia famosas como a MP5, a MP7 entre outras, e criou um novo conceito sobre projeto e fabricação de armas de fogo.

A G36 foi criada no início dos anos 90, seu calibre é o 5,56X45mm NATO, o mesmo utilizado na famosa M4A1. Apesar de menos “potente” do que um 7,62x39mm (utilizado nas AK47), esse calibre se mostra mais eficiente, pois permite maior carga de munição nos carregadores, melhor controle do operador e, consequentemente, maior precisão.

Apesar de seu corpo em polímero, o G36 é cerca de 1kg mais pesado que seu concorrente M4A1. Talvez o maior mérito da G36 em relação ao M4A1 é a versatilidade da arma, pois o comprimento total do M4 é MAIOR que o da G36, mas o comprimento do cano do M4 é MENOR. Ou seja, a G36 é uma arma mais compacta, mas com um comprimento de cano maior, possibilitando uma excelente eficiência no disparo e uma boa precisão. Além disso, o M4 possui coronha ajustável, enquanto a G36 possui coronha rebatível, fazendo dela um fuzil de assalto versátil para incursões táticas e em ambientes fechados.

As forças armadas alemãs foram as primeiras a adotar a G36, no ano de 1995, como o fuzil padrão, mas atualmente ela é usada, entre outras, por algumas tropas especias do exército de Portugal e pela nossa querida e amada Polícia Federal.

Ainda que seja uma arma relativamente nova, seu design não é tão moderno, possui um visual reto e um aspecto bastante sóbrio.

Se você leu o artigo todo até aqui, aproveite para adquirir a melhor réplica da G36 que existe! (CLIQUE NA IMAGEM)

Um forte abraço bem hétero!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s