PAREDE DE TIJOLO CAIADO: COMO FAZER?

Confira essa dica de decoração incrível

Que além de tornar o ambiente másculo e “industrial”, te fará ganhar uns pontinhos com a cremosa.

“Decoração masculina” parece um termo conflitante, afinal de contas, “decoração é coisa de viado!”. Claro que não! Saber decorar o ambiente de forma a torná-lo mais atrativo, aconchegante e funcional faz parte das habilidades masculinas que todo homem deveria ter. Além do que, se você deixar a decoração do ambiente toda nas mãos da sua mulher, pode acabar se arrependendo.

O estilo “industrial retro fit vintage goumet(kkk)” é de longe o meu estilo favorito, pois além de dar um aspecto fabril e bastante masculino ao ambiente, pode ser aplicado com itens baratos e funcionais. Acima de tudo, é um grande incentivo para “botar a mão na massa” e se fazer provar como zelador do seu próprio lar.

A parede de tijolos caiados é um excelente começo na sua empreitada arquitetônica:

A primeira e mais importante dica: NÃO EXAGERE. A ideia desse tipo de parede é fingir que se trata de uma parede antiga, velha e rústica, que foi descascada numa construção antiga. Selecione bem o ambiente, e escolha apenas uma parede ou parte dela. Não faça isso em todo o ambiente, pois irá sobrecarregar e “cansar” o visual.

Escolhida a parede, deve-se cobri-la com tijolo maciço REAL, ou seja, nada de comprar revestimentos cerâmicos que imitam essa pátina. Convenhamos, o tijolo caiado é um recurso “fake” para fazer a parede parecer velha, então fazer o “fake do fake” é demais, né? Enfim, utilize tijolos bipartidos, aqueles que tem um vinco no meio. Dessa forma você consegue facilmente quebrá-los no meio para fazê-los render mais.

Para fazer o assentamento, não tem mistério, basta ter cuidado com o nível e o alinhamento dos tijolos. Cuide para que as juntas fiquem entre 1 e 1,5 cm, e utilize o traço (proporção) de 1:2:9, ou seja, uma parte de cimento, duas partes de cal e nove partes de areia peneirada. Atenção, a cal, nesse caso, ainda não é a cal de pintura. Se você não se sentir confiante nessa parte, contrate um profissional. Mas no blog “Cami e Pablo” a própria Cami topou o desafio e o resultado ficou ótimo!

Sugiro que você não faça as juntas rebaixadas, ou seja, é melhor fazê-las alinhadas com os tijolos, pois além de mais fácil, fica com um resultado melhor.

Parede levantada, é só pintar com cal de pintura. Não tem mistério nenhum, compre uma cal de pintura com fixador (para que não fique soltando pó posteriormente), misture conforme manda a embalagem e aplique com brocha (aquele “pincelsão” grande, não aquele seu amigo com mais de 45 anos!).

Num primeiro momento, vai parecer que a tinta está “rala” e com pouca cobertura, mas acredite, em poucos minutos ela seca e fica bem branquinha. Então não se desespere e não cubra em excesso, senão acabará dificultando a parte do lixamento. Olha só eu, fazendo a minha arte.

A secagem é bastante rápida, mas eu preferi aguardar de um dia para o outro. Então comecei a lixar com lixa 100. Primeiro lixei a parede como um todo, apenas para tirar o excesso de cal. UTILIZE MÁSCARA!!!!

Depois você volta a lixar, de modo aleatório, deixando alguns pontos mais brancos e outros menos:

E segue lixando:

Quando o braço estiver “queimando” de dor, CONTINUE LIXANDO!!!

Se a roupa estiver ENCHARCADA de suor e lágrimas, CONTINUE LIXAAAAAAANDO!!!!!!

Chegando no final você pensará em desistir…, mas…., já sabe né? CONT……….

Pronto, você conseguiu guerreiro, parabéns!!! Agora você tem o direito de sentar na montanha de pó e descansar por 5 minutos. Depois levante-se, pegue uma vassoura e tire o excesso de pó.

Olha só o sorriso na cara desse filho da puta!!!! O esforço vale à pena. Uma última dica: Não utilize lixadeira elétrica, pois você acabaria exagerando na retirada de material, lixe tudo à mão! Essa parede é uma obra de arte, ela será única e terá a sua identidade.

Agora, para deixar essa parede mais FODA ainda, basta comprar os quadros decorativos da lojamundomacho.com e aproveitar!

Forte abraço BEM hétero!

 

1 comentário

  1. Só um detalhe quando estiver subindo os tijolos (fiadas sobrepostas): assentem com altura média de 1,20 metros e espere secar o concreto para continuar a assentar os tijolos. Caso fosse feita de uma vez só no pé direto todo (entre 2,50 a 3,00m), com o peso, os tijolos inferiores ficariam com menos altura de junta do que os superiores, e isso não ficaria com um efeito muito legal…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s