10 FATOS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE CERVEJA

Você se acha um “expert” em cerveja?

Confira esses 10 fatos curiosos sobre cerveja e descubra se você sabe mesmo do assunto.

Mesmo que você, assim como eu, deteste o exagero da moda “cerveja gourmet”, conhecer um pouco mais sobre essa bebida maravilhosa pode ser um excelente hobbie para fugir das cervejas aguadas e cheias de milho que consumimos no Brasil. Afinal, uma coisa é fato: Você não precisa ser um “beer chato” para saber apreciar os nuances de uma cerveja mais elaborada, basta um pouco de interesse e conhecimento para enriquecer o papo de bar e o paladar.

1- CERVEJA É COISA ANTIGA!

Resultado de imagem para mesopotamia old art beer

Não se engane pelas propagandas de hoje em dia, com jovens sarados bebendo cerveja, pois essa bebida data de quase 2000 anos a.C (isso mesmo, pode colocar quase 4000 anos nessa conta!). Os babilônios foram os primeiros a fabricar essa iguaria fermentada, e diz a lenda que o Rei Hammurabi decretou que qualquer um que produzisse um lote de cerveja ruim seria condenado ao afogamento dentro desse mesmo lote. Imaginem se essa moda pega? A diretoria toda da AMBEV já estaria morta!

2- CERVEJA É MELHOR QUE ÁGUA

Resultado de imagem para middle aged beer

Durante a idade média os hábitos de higiene eram bastante precários, fazendo do simples ato de beber água um verdadeiro risco à saúde, pois muitas mortes ocorriam devido ao consumo de água salobra. Em contrapartida, o álcool contido na cerveja ajudava a conservá-la e mantê-la livre de microrganismos e bactérias que normalmente se proliferavam na água, fazendo da cerveja muito mais própria e segura para o consumo. Por isso, se perguntarem “porque você bebe tanto”, responda que é uma pura questão de SAÚDE!

3- BEBIDA E DIREÇÃO NUNCA COMBINARAM

Resultado de imagem para hathor chariot

O primeiro acidente envolvendo bebida e direção é tão antigo quanto a própria criação da cerveja, de cerca de 2000 a.C. Um condutor de charrete (ou biga) foi preso no antigo Egito por atropelar e matar uma sacerdotista da deusa Hathor após dirigir bêbado. Mas ao contrário de hoje, que te custa uma multa cara e a suspensão da carta, ele foi condenado à morte! Justo!

4- A CERVEJA EVOLUIU A AGRICULTURA

Resultado de imagem para old beer agriculture

Acredite se quiser, a agricultura antiga rudimentar não evoluiu tanto com a produção de trigo ou milho quanto evoluiu com a necessidade de produção da cevada para cerveja. Invenções como a roda, o arado e a irrigação surgiram ou evoluíram graças à cerveja. Agradeça à cerveja e ore aos Deuses cervejeiros sempre que seu prato estiver cheio!

5- CERVEJA EM LATA FOI UM DESAFIO

Talvez você não seja um grande fã de cervejas em lata, mas saiba que a venda de cervejas em lata marcou uma grande evolução na indústria alimentícia. Muitos alimentos já eram conservados em latas desde o século 19, mas foi apenas em meados dos anos 30 que a American Can Company conseguiu enlatar a cerveja de forma a mantê-la sob pressão, sem perder o gás e sem adquirir o gosto metálico. Apenas anos depois, com a escassez de aço gerado pelas Grandes Guerras, foi foi introduzida a lata de alumínio, ainda mais leve e barata.

6- A CERVEJA MAIS FORTE DO MUNDO

Resultado de imagem para dubbed snake venom

Se você é daqueles que não aguenta nem 2 ou 3 canecas de cerveja, imagine só beber a Dubbed Snake Venom, da cervejaria escocesa Brewmeister, com seus incríveis 65,7% de álcool? Ela não é feita para se beber em goladas, e com um preço de 85 dólares, você sentiria a dor no bolso e no fígado a cada gole. O mais curioso é que eles se orgulham bastante do status de cerveja mais forte do mundo, e os dizeres “The World’s Strongest Beer” aparecem em destaque no rótulo. Bom, se eu fosse o melhor do mundo em alguma coisa, com certeza falaria para todo mundo!

7- EXISTEM MAIS DE 400 TIPOS!

Resultado de imagem para tipos de cerveja

Existem mais de 400 tipos de cerveja, sendo que só na Alemanha existem mais de 5000 marcas diferentes. Se você experimentasse 1 cerveja diferente por dia, levaria cerca de 15 anos para provar apenas as alemãs. No mundo todo existem outras centenas de milhares de marcas, e mesmo que você tomasse 3 ou 4 marcas diferentes TODOS OS DIAS, não conseguiria esgotar o assunto numa vida. Diga àquele seu amigo que se acha “especialista” em cerveja que no fundo ele “sabe de nada, inocente!”.

8- A RESSACA MAIS DURADOURA DA HISTÓRIA

Resultado de imagem para ressaca

Quatro semanas! Depois de beber 60 latas de cerveja em 4 dias, um homem (foi você, amigo?) amargou 4 longas semanas de ressaca. Seu corpo desidratou tanto que ele sofreu um leve derrame! Não importa o quanto você goste de cerveja, ao passar uma ressaca dessas você dificilmente voltaria a beber. Beba pouco para poder beber sempre!

9- CERVEJA ESPACIAL

Dentre todos os experimentos realizados na Estação Espacial Internacional, como a busca da cura do câncer ou a descoberta de vida alienígena, está o projeto “Barley”, que cultivou durante 5 meses grãos de cevada para a produção de um lote limitado de cerveja. Pela bagatela de 110 dólares será possível adquirir uma, desde que você more no Japão e seja um dos 250 sorteados. Ficou curioso para provar essa cerveja “de outro mundo”? EU TAMBÉM!

10- MEDO DE COPO VAZIO

Resultado de imagem para cenosillicaphobia

Cenosillicaphobia é o nome científico dado ao medo angustiante de copos de cerveja vazio. Acredite, essa fobia existe de verdade, e talvez explique porque nosso corpo vive em conflito: Enquanto a garganta luta para esvaziar o copo, nosso cérebro luta para enchê-lo, tornando nossas noites no bar muito mais longas e prazerosas. Afinal de contas, você só esquece suas fobias quando está suficientemente bêbado!

Conhecia todas essas curiosidades? Aposto que nem todas. Mande esse artigo para seu amigo expert e mostre a ele que ainda há muito o que se descobrir sobre o universo da cerveja. Confira quadros exclusivos em www.lojamundomacho.com para decorar seu barzinho particular.

Forte abraço bem hétero!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s