ANÉIS MASCULINOS: DICAS E CONCEITOS

Um anel pode ser muito mais do que um adorno

Conheça algumas dicas, conceitos e simbologias envolvidas na escolha do anel.

A primeira coisa que um homem deve ter em mente antes de usar um anel, é que não se trata de um simples adorno, um “enfeite”, mas sim uma declaração pública, uma mensagem de compromisso àqueles que o cercam. Essa mensagem pode se referir a uma entidade de classe, uma crença religiosa, um compromisso, uma fraternidade entre outras coisas. Claro, qualquer que seja essa “mensagem” transmitida pelo anel, sua imagem deve ser limpa, elegante e coerente, então deve-se tomar cuidado com o aspecto desse anel, seu tamanho, formato e material.

A primeira pergunta que fazemos é a seguinte:

Mão ESQUERDA ou mão DIREITA?

É bastante complicado responder essa pergunta, pois a cultura ocidental, em geral, adota a mão esquerda para compromissos e declarações de cunho religioso, como o casamento ou filiação religiosa, enquanto que a cultura oriental adota o inverso. De modo geral, podemos dizer que a mão esquerda é a da CRENÇA, e que a mão direita é a da EXECUÇÃO. Então alianças de compromisso religioso seriam na mão esquerda, enquanto que anéis de entidades de classe, clubes ou fraternidades ficariam na mão direita. Porém um canhoto pode naturalmente inverter essa aplicação. Ou seja, a escolha da mão é algo pessoal e pode ser meramente prática.

Qual dedo usar?

Cada dedo tem uma aplicação e uma simbologia diferente:

Mindinho: São usados sem conotação religiosa ou coisas do tipo, normalmente referidos a fraternidades ou clubes. Seu uso ficou associado às famílias de mafiosos, indicando os graus de evolução do membro dentro da corporação. Mas pode também indicar uma classe ou categoria profissional, como médicos ou engenheiros. Por se tratar de um dedo de pouco uso e mais afastado, seu uso não incomoda muito.

Anelar: É o “dedo da emoção”, pois possui uma artéria que leva diretamente ao coração. Dessa forma, ficou associado à noção de compromisso amoroso e/ou religioso. Na cultura ocidental, anéis sem adorno (alianças) são usadas no anelar da mão direita para designar compromisso de noivado, e no anelar da mão esquerda para compromisso de casamento, ou seja, o noivado sacramentado.

Dedo do Meio: Todo mundo sabe a conotação ofensiva de um dedo do meio ereto. No caso do uso de anéis, seu significado também é bastante pejorativo, normalmente associado à aversão a compromissos, egocentrismo e desprezo pelo comprometimento religioso. É um dos dedos mais usados para tarefas manuais, portanto torna-se bastante desconfortável para o uso de anéis.

Indicador: Trata-se do dedo mais usado, então os anéis podem atrapalhar bastante no indicador. Antigamente eram usados para designar classe social e origem familiar. Podem ainda ser usados para entidades de classe e/ou fraternidades.

Dedão: Particularmente, acho o uso de anéis no dedão algo de extremo mau gosto, mas trata-se de uma escolha pessoal. Não possui significado definido, mas por se tratar do dedo mais robusto (DEDÃO!) pode denotar força e grandeza, ou simplesmente uma opção para manter o anel afastados de outros dedos.

Seguem algumas dicas para não pecar na escolha do anel:

Mão grande, anel grande; Mão pequena, anel pequeno

É importante respeitar a proporção da mão na escolha do anel. Mãos robustas com anéis pequenos desvalorizam a peça, e o contrário desvaloriza as mãos.

Não exagere!

Você pode combinar 2 ou mais anéis, mas não deve carregar o visual. NUNCA use anéis em dedos vizinhos (pois além de tudo, é bastante incômodo), alterne os dedos, as mãos e equilibre com pulseiras ou relógios.

Combine os metais

Isso não é regra, mas usar anéis prateados e dourados ao mesmo tempo dá um aspecto descuidado. Se possível, procure usar apenas dourado ou apenas prateado, de preferência combinado com relógios ou pulseiras.

Pronto, você já sabe tudo que precisa para usar seu anel (NO BOM SENTIDO!) sem parecer um bicheiro brega ou um afeminado, mas sim o homem elegante e confiante que você realmente é.

Forte abraço BEM hétero, e cuidado com o anel!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s