FERRAMENTAS MANUAIS PARA MADEIRA

Às vezes, ferramentas manuais são a melhor escolha.

Confira alguns tipos, suas funcionalidades e vantagens.

Claro, todo mundo gosta de uma ferramenta elétrica! Além de exigir menos força, ela é muito mais rápida do que uma ferramenta manual. Mas nem sempre ela é a melhor opção. Dependendo do tipo de corte ou de entalhe que se pretende fazer, a ferramenta manual irá proporcionais mais controle, menos sujeira e menores riscos de acidentes. Confira seus tipos:

1- Serrote comum: Normalmente com 1mm de espessura, é indicado para cortes retos e simples. Existe uma certa variedade de tipos de dentes para os serrotes, mas via de regra, isso não é algo que deva preocupar um hobbista. A regra é manter o serrote sempre limpo e coberto com um pouco de óleo para evitar a ferrugem e proteger o fio.

2- Serrote reto: Essencialmente, é como um serrote comum, mas possui o corpo reto. Isso propicia melhor controle de profundidade do corte, tornando-o ideal para entalhes do tipo “rabo de andorinha” ou coisas do tipo. Existe também uma variedade de tipos de dentes, e também de guarnições e cabos.

3- Serra de ourives (ou serra de joalheiro): Leva esse nome por ser ferramenta obrigatória nas bancadas dos ourives (artesãos que consertam ou fazem jóias). Ela corta até mesmo aço, mas é bastante frágil, pois trata-se de um fino fio serrilhado. Ela permite pequenos cortes retos ou curvos, e é indicada para cortar em locais que o serrote não alcança, como por exemplo, o corte transversal do rabo de andorinha!

 

4- Serra meia esquadria manual: Já falamos sobre a Meia Esquadria em outro artigo, mas ela não poderia faltar aqui. Além da meia esquadria com mesa de corte, que permite ajuste de ângulo, existe a opção da guia de corte, que além de ser barata, permite que você utilize os serrotes que já tem. A desvantagem desse guia, é a limitação de ângulos disponíveis.

 

 

 

5- Formão e goiva: Basicamente, os formões são para entalhes retos, e as goivas são para entalhes diversos, perpendiculares, curvos, entre outros. Formões são indicados, por exemplo, para fazer rebaixos de maçanetas e dobradiças, enquanto as goivas para entalhes mais artísticos. A variedade de formatos e tamanhos propicia uma escolha para cada tipo de desbaste que se deseja fazer.

 

6- Limas para madeira: Possuem formatos retos, cônicos ou curvos, e permitem desbastes profundos ou superficiais, dependendo do tamanho dos dentes. São uma boa opção para finalizações mais finas ou até mesmo retiradas mais intensas de material.

 

7- Lixas: Claro, um bom acabamento final exige uma boa lixa. Alem da opção de instalar a lixa numa lixadeira elétrica, você pode usá-la solta, ou presa a um taco ou suporte específico. A dica é ter uma boa variedade de gramaturas, desde as mais grossas (lixa 60 ou 80), até as mais finas (150 ou superior), para atingir o nível de acabamento desejado. E não esqueça, compre a lixa própria para madeira.

8- Plaina manual: Também já fizemos um artigo completo sobre a plaina, seus tipos e funcionalidades, mas, resumindo, ela serve para aplainar a madeira numa determinada profundidade ajustável. Pode ser usada para chanfrar cantos também!

Além de produzir menos sujeira, como foi dito, as ferramentas manuais são muito mais baratas do que as ferramentas elétricas, podem ser utilizadas em locais ermos que não disponham de energia, fazem menos ruído e permitem que se o artesão se conecte mais com o serviço, tornando-o um verdadeiro artista! Com um pouquinho de suor e talento, é possível realizar trabalhos tão bons ou até melhores do que com ferramentas elétricas.

Mãos à obra!

Se você leu até aqui, ganhará o incrível presente de 10% de desconto na Loja Mundo Macho, em QUALQUER categoria da loja. Basta usar o cupom #soumuitomacho no final da compra e aproveitar nossos excelentes produtos! Válido apenas até o dia 13/08/2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s