CORN COB: CACHIMBO DE SABUGO DE MILHO

Uma péssima ideia que deu muito certo.

Conheça a curiosa origem e as características desse produto genuinamente americano.

No artigo sobre COMO ESCOLHER SEU O PRIMEIRO CACHIMBO, citamos, entre outras coisas, o Corn Cob Pipe, o famoso cachimbo feito a partir do sabugo de milho. Num primeiro momento, pode-se pensar que fazer um cachimbo com um material tão seco e inflamável quanto uma espiga de milho seja uma péssima ideia, mas em 1869, um fazendeiro do Missouri (que provavelmente plantava milho) esculpiu o primeiro Corn Cob a partir de uma espiga de milho seca. Ele gostou tanto do resultado que passou a esculpir vários Corn Cobs para uso próprio. Porém, esses cachimbos estragavam rapidamente, então ele pediu ao marceneiro Henry Tibbe que torneasse uma certa quantidade de Corn Cobs.

A visão empreendedora de Henry o fez produzir alguns cachimbos extras para que ele pudesse vender em sua loja. A aceitação dos compradores foi imediata, e o incentivou a aperfeiçoar o produto. Ele consultou um amigo farmacêutico e juntos eles desenvolveram uma mistura de gesso para melhorar o acabamento e a durabilidade dos cachimbos.

O novo aspecto esbranquiçado desse cachimbo remetia aos clássicos cachimbos brancos de Meerschaum, e acabaram apelidando o Corn Cob de Henry Tibbe de “Missouri Meerschaum”, que acabou se tornando o nome da empresa “The Missouri Meerschaum Company” em 1907.

A empresa existe até hoje, e produz cerca de 5000 cachimbos ao dia. Com o passar do tempo, a Missouri Meerschaum promoveu uma série de aprimoramentos na fabricação dos Corn Cobs, inclusive criou uma variedade de milho com sabugo maior e mais resistente. Ainda assim, são cachimbos de extremo baixo custo, com uma beleza rústica do campo e um charme lúdico e elegante. Nos Estados Unidos, são considerados descartáveis, mas se tratados com carinho, podem durar por alguns anos. Claro, mesmo com pouco uso, jamais será um cachimbo para a vida toda, mas pela bagatela de 4 a 10 dólares, ainda possui um EXCELENTE custo benefício.

Tenho pouca experiência fumando com Corn Cobs, mas muitos fumantes relatam que ele intensifica o adocicado do tabaco, garante uma puxada mais fria e que dificilmente sobreaquece o fornilho. Além disso, requerem menos cuidados com limpeza e nenhum intervalo entre as fumadas. Comprei o meu no ano de 2016 por incríveis 25 reais, e agora só consigo pensar: “Porque usei tão pouco o meu Corn Cob?”. Bom, sabendo que ele não durará para sempre, confesso que tenho aquele zelo de colecionador, mas vou me desapegar desse hábito e apreciar mais o meu Corn Cob na boca, e não na prateleira.

Existem diversos modelos, de formatos mais simples ou mais rebuscados, mas todos mantém a mesma essência no design.

Escolha o seu e BOAS BAFORADAS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s