DRAGUNOV: FUZIL SEMI-AUTOMÁTICO DE ELITE

Conheça mais uma obra prima da indústria bélica soviética.

Um fuzil bastante peculiar para atiradores de elite.

Pelo nome, você já deve imaginar, a Snayperskaya Vintovka Dragunova (vulgo Dragonov, ou SVD rifle) é uma criação da extinta União Soviética. Esse belíssimo fuzil de precisão foi desenvolvido por Evgeny Dragunov e passou a ser produzido desde 1964 até os dias atuais. Claramente inspirada na famosa AK-47, seus designs são bastante semelhantes, com peças em aço estampado e detalhes em madeira.

Até mesmo o calibre delas é bastante semelhante, ambos o 7.62, sendo a AK no 7.62 x 39mm, e a Dragunov no 7.62 x 54R, de mesmo diâmetro, mas com maior carga explosiva para maiores alcances.

Além do design e da munição, a Dragunov herdou outras características da “irmã” AK 47, possui ótima precisão e alta confiabilidade mesmo em situações adversas como temperaturas extremas e sujeira. Porém, seu manuseio é um pouco mais complicado, pois possui regulador de gases do sistema de recuo e de retro alimentação da câmara, e exige um pouco mais de destreza do operador.

O mais curioso dessa arma, porém, é que apesar de ter sido concebida para tiros de longo alcance, ela destoa completamente de outros fuzis de sniper, como L96 por exemplo, especialmente por ser semi-automático e por atingir distâncias um pouco menores, de cerca de 600m. Ainda assim, atiradores excepcionais conseguiram tiros de mais de 1000 metros com a Dragunov. Quem assistiu ao filme “Sniper americano” pôde ver o embate entre Chris Kyle (americano) e seu rival Mustafa, que munido de uma Dragunov tornou-se extremamente letal e difícil de ser atingido.

Em resumo, nas mãos “certas” esse fuzil pode atingir alvos quase tão distantes quanto um L96 atingiria, e pode ainda cumprir a função de DMR e até mesmo de assalto, com modelos mais modernos de coronha rebatível de polímero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s