TIPOS DE ALVOS PARA PRÁTICA DO TIRO

Existem diversos tipos, mas você sabe a diferença entre eles?

Confira alguns dos principais tipos, e as vantagens de cada um deles.

Para a prática do tiro esportivo, seja com armas de fogo, chumbinho ou airsoft, o atirador precisa de um objetivo, um alvo para poder medir a precisão e a eficiência do seu tiro. Vejamos os tipos que existem:

1- Alvo de papel: É o tipo mais barato, mas nem sempre o mais satisfatório. O resultado é apenas um pequeno furo no papel, mas ele funciona! Visualizar esse pequeno furo pode ser um problema a médias ou longas distâncias. Além do tradicional alvo circular, existem opções mais divertidas, com imagens de reféns, terroristas ou zumbis.

2- Alvo reativo: Também tem uma base de papel ou papelão, e pode ter superfície auto-adesiva para ser colocada sobre outro alvo. Mas o grande diferencial é que ele possui uma camada interna de tinta fluorescente, que aflora ao ser alvejada, destacando bastante a região atingida. Bem mais divertido que um alvo comum!

Ps.: Existem alvos de papel que possuem uma pequena bolinha de tinta no centro, que explode ao ser atingida. Você pode grudar uma pequena bolinha de paintball (que são relativamente baratas) no alvo de papel ou no alvo reativo, tornando a recompensa daquele “tiro perfeito” ainda mais divertida.

3- Alvo metálico: Há uma grande variedade de alvos metálicos, alguns com mecanismos de “rearme” automático, ou com imitação de silhuetas, e até mesmo com coletor de chumbinhos (para carabinas de pressão ou airsoft apenas!). O grande diferencial desses alvos é que você pode combiná-lo com o alvo reativo, e além disso, ele produz um “tilintar” extremamente satisfatório ao ser atingido. A desvantagem é o preço, bem superior aos de papel ou reativos, mas são bem mais duráveis, claro.

5- Alvo explosivo: Quem assiste ao “Trato Feito”, do History Channel, com certeza já viu um desses em ação. Trata-se de pote com compostos químicos que explodem ao receberem o impacto do projétil. Existem modelos de diferentes tamanhos, com diferentes forças explosivas, porém todos são bastante seguros, e explodem apenas quando atingidos pelo projétil. Infelizmente, essa belezinha não existe no Brasil, mas dá para ver que o pessoal do Trato Feito se diverte bastante com eles!

  

6- Alvo de impacto: Estes mais se parecem com brinquedos, mas não são! Feitos de um composto leve porém resiste, esses alvos “pulam” ao serem atingidos, tornando a prática bastante efetiva, pois força o atirador a se adequar à nova e imprevista posição do alvo.

7- Alvo de frutas(?!): Se sua mãe ou sua esposa já reprovam o seu gosto por armas, imagine o que elas diriam se você começasse a desperdiçar alimento? De fato, jogar comida fora não é uma atitude legal, mas considere uma fruta podre? Atirar nela pode ser extremamente divertido, além de bastante útil para visualizar o estrago proporcionado por aquele tipo de munição.

Não importa o tipo de alvo que você escolha, o mais importante é NUNCA deixar de praticar, e SEMPRE seguir as normas de segurança pertinentes à prática do tiro. Lembre-se, o tiro esportivo é SIM bastante divertido, mas jamais deve ser negligenciado, pois um erro pode acabar custando uma vida.

Bons tiros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s