CURSO DE FABRICAÇÃO DE CERVEJA DO PIER 1327

Fizemos e curso e formamos nossa opinião.

Afinal de contas, esse curso vale à pena?

Cada vez mais o brasileiro tem se afeiçoado às cervejas premium, e com isso a fabricação das cervejas artesanais tem se popularizado. Existe uma enorme quantidade de vídeos no youtube ensinando técnicas e dando dicas de como produzir sua própria cerveja no conforto do lar. E é aí que mora o problema! Quando o assunto é cerveja, política ou futebol, não existe unanimidade, e nem poderia haver, afinal, existem diversos pontos de vista, e nenhum dele é “certo” ou “errado”.

Para acabar com essa insegurança, fomos conferir o curso do ilustre mestre Jaime Pereira Filho, dono do bar e restaurante Pier 1327, localizado na Rua Joaquim Távora nº1327, Vila Mariana, São Paulo. Como ele próprio diz, fabrica cerveja desde os 6 anos de idade (rs!), participante recorrente do famoso BeerCast, o podcast mais etílico da internet, e autor do livro “Meu jeito de fazer e entender cerveja”.

Além do notório conhecimento na fabricação de cervejas, Mestre Jaime é uma figura bastante peculiar, com um senso de humor exótico e cativante. Você irá amá-lo ou odiá-lo! Mas acima de tudo, ele aplica um EXCELENTE curso para aqueles interessados em adentrar nesse incrível hobby. Após uma breve introdução sobre os tipos de cerveja e a elaboração das receitas, os alunos iniciam a fabricação prática, desde a separação dos grãos, moagem, mostura e fervura, até filtragem e a fermentação. Após o término desse último processo, que leva algumas semanas, os alunos retornam ao Pier 1327 para o envase e fermentação final. Passado mais algumas semanas, retornam para buscar uma garrafa da sua própria cerveja.

O curso ensina todos os cuidados relevantes ao processo, indica as matérias primas e os equipamentos certos para a quantidade de cerveja que se pretende produzir. Resumindo, o aluno sai de lá perfeitamente capaz de produzir a “sua melhor cerveja do mundo” (nas palavras do próprio Jaime). É claro que, após 8000 anos de produção cervejeira, é impossível esgotar o assunto num único dia, mas sem dúvida é possível adquirir conhecimento e segurança para produzir uma ótima cerveja!

Resumindo: SIM, o curso vale muito à pena, e se você pegar gosto pelo assunto, pode se aventurar no curso de elaboração de receitas para se tornar um produtor ainda melhor. Os cursos possuem turmas fechadas, e você pode conferir em www.pier1327.com.br/cursos os preços e as datas disponíveis.

A cerveja que fizemos ficou boa? Tudo indica que sim, mas teremos que esperar mais algumas semanas para conferir.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s