ARMAS COM SILENCIADOR

Afinal, silenciadores funcionam, ou não?

Aprenda mais sobre a física do som de um disparo e descubra se, e como, um silenciador funciona.

O nome correto para o dispositivo acoplado ao cano da arma para reduzir o som do disparo é SUPRESSOR, e não silenciador. Ao contrário do que vemos nos filmes, essa redução do ruído não tão drástica assim, mas é bastante relevante. Para se ter uma noção mais objetiva da eficiência do supressor, eles conferem uma redução de ruído entre 14 e 43 decibéis, dependendo de fatores como calibre, tipo de arma e modelo do supressor.

Pode parecer pouco, mas lembre-se de que a escala de decibéis é logarítmica, ou seja, 60 decibéis representa muito mais do que o dobro de 30 decibéis, por exemplo. Confira a escala a seguir para ter uma noção melhor dessa redução:

Perceba que 90 dB equivalem ao barulho de um trem metropolitano, enquanto que 60 dB equivalem ao som de uma máquina de escrever. Ou seja, uma redução de 30 dB (que é a média de redução de um supressor) é bastante perceptível e relevante.

No mundo do tiro, atirar usando um supressor seria equivalente a sensação de atirar usando protetores auriculares. Porém, não se recomenda atirar sem proteção auditiva, MESMO que se use um supressor na arma.

Mesmo que o supressor não seja como vemos nos filmes, ele reduz o recuo da arma, propicia melhor precisão, menos desgaste mecânico e menos fadiga ao atirador, além de reduzir (ou eliminar) o “flash” na boca do cano. São bastantes vantagens além da redução do ruído!

Mas afinal, como isso é possível:

Boa parte do estampido de um disparo provém da saída dos gases da explosão. O supressor confina esses gases em estágios, em pequenas câmaras que absorvem gradualmente a onda de choque.

Existe uma grande variedade de modelos, cada qual com desenhos, formatos e tamanhos diferentes, mas todos aplicam o mesmo princípio mecânico. Porém, como o supressor reduz apenas o ruido na saída do cano, ainda restam os ruídos dos gases do recuo e dos mecanismos de ejeção da arma.

Como era de se esperar, o supressor absorve também boa parte do calor da explosão, fazendo com que esquente bastante. Confira o vídeo:

Uau! Bons tiros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s