POR QUE BRINDAMOS?

Talvez você não saiba o motivo, mas com certeza já brindou.

Conheça algumas “teorias” a respeito da origem desse hábito.

Seja qual for a bebida da sua preferência, cerveja, vinho ou uísque, sempre que você bebe na companhia de alguém, costuma brindar, certo? Esse hábito é tão enraizado na nossa cultura, que tomar a bebida antes que se brinde é uma verdadeira ofensa. Mas afinal, por que fazemos isso?

Existem várias teorias acerca desse hábito, vamos conferir:

1- Idade Média, para evitar o envenenamento:

Dizem que na idade média (entre os séculos V e XV) era muito comum o assassinato por envenenamento. Então a função do brinde era “compartilhar” a bebida entre as canecas, fazendo diluir o veneno, como sinal de confiança e respeito àqueles que bebiam. Lembrando que naquela época, as canecas eram de metal ou de madeira, permitindo um brinde bem “vigoroso”.

2- Grécia antiga, para evocar os sentidos:

As festas em ode ao Deus grego Dionísio eram regados a vinho e luxúria. De acordo com a lenda, o próprio Dionísio havia dito que devia-se beber evocando os 5 sentidos: o tato, ao segurar e elevar a taça; o olfato, ao cheirar o vinho; a visão, ao observar a cor do vinho; a audição, ao ouvir o “tilintar das taças”; e só por fim o paladar, ao tomar a bebida.  Ou seja, deixar de brindar era omitir um dos sentidos, e desrespeitar a vontade de seu Deus.

3- Itália, para desejar saúde:

A tradição italiana do cultivo da uva e da fabricação do vinho influi diretamente na mesa do italiano. Eles tem o hábito de tomar vinho diariamente, em uma ou mais refeições, e costumavam saudar a boa colheita e a qualidade do vinho desejando saúde aos presentes: “Salute”! Aqui no Brasil, temos muita influência da cultura italiana, em especial devido à migração maciça de italianos durante o período cafeeiro. Dessa forma, é bastante comum brindarmos à nossa saúde.

Existem DIVERSAS variações dessas teorias, e nenhuma delas é comprovada. Mais importante do que o brinde, é ter o copo cheio para poder brindar. Eu sempre brindo para agradecer a companhia dos amigos, pela bebida e por ainda ter saúde suficiente para continuar bebendo. E você? Brinda pelo o que?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s