O TIRO MAIS DISTANTE

Saiba mais sobre o recente feito do sniper canadense.

E perceba o quão incrível e improvável ele foi.

Na semana passada, um atirador canadense bateu o record de distância ao alvejar seu alvo, um militante do ISIS, a incríveis 3,45 km. O record anterior, de 2009, era do britânico Craig Harrison, que matou um Taliban no Afeganistão a nada menos que 2,475 km utilizando um rifle L115A3 com munição .338.

Esse rifle é bastante famoso, em especial nos jogos de tiro, com destaque para o Counter Strike, no qual o L115A3 era conhecido como AWP (Artic Warfare Police), algo como “Articulado policial de guerra”, em tradução livre. Na verdade, o L115A3 é uma outra variação do AWP, o AWM (Artic Warfare Magnum), que é basicamente a mesma arma, mas no calibre .338.

A identidade do atirador canadense responsável por superar o incrível feito de Craig Harrison não foi revelada, mas sabe-se que ele utilizou um McMillan TAC-50

Trata-se de um rifle americano produzido pela McMillan Firearms Manufacturing, em Phoenix, no estado do Arizona. Para se ter noção do tamanho dessa munição de calibre .50, confira:

Já falamos sobre a profissão Sniper, e ressaltamos todas as incríveis habilidades desses profissionais de elite, mas o feito do atirador canadense demonstra uma habilidade ainda mais notável. Para compensar a perda de altura do projétil, ele precisou mirar 150 metros acima do alvo, compensar a velocidade do vento e considerar até mesmo a rotação da terra. Considerando a velocidade de saída do projétil de 1000 km/h (ou seja, 277 m/s), numa matemática simples, o disparo levaria 12 segundos para atingir o alvo. Porém, considerando a perda de velocidade pela força de arrasto, e o aumento da trajetória pela parábola, podemos imaginar que o disparo tenha levado mais de 15 segundos para percorrer toda a trajetória.

Como a velocidade do som é de cerca de 340 m/s, é bem possível que a vítima tenha ouvido o som do disparo alguns segundos antes de ser atingido. Aquela frase típica de snipers que diz “Se você ouviu o disparo, é porque você não era o alvo” não se aplica a um disparo tão distante quanto esse.

Talvez desse tempo de desviar ou repensar a vida.

8 comentários

  1. Vocês estão errados quanto a velocidade de saída do projétil, ele sai a quase 1000 m/s (928m/s) e não km/s pois é supersônico, onde o som tem velocidade de 340 m/s oque corresponde a 1224 km/h. Então sem consideram a perda de velocidade pelo arrasto ele atingiria o alvo a quase 4 segundos.

    Curtir

    1. Acho que voce está equivocado, nenhuma arma portátil tem disparos ultrasonicos. Sao 1000km/h de velocidade. A essa distância, eh possivel sim ouvir o disparo antes que atinja o alvo. Em programas do discovery, isso eh notavel a grandes distâncias, mesmo abaixo dos 3 km

      Curtir

      1. Como não? Até o calibre .22lr na maioria das cargas ultrapassa a barreira do som, tanto que para ter sucesso o uso de supressores em carabinas e rifles em .22lr deve-se usar munição subsônica pois grande parte do estampido advém da quebra da barreira sônica pelo projétil e não da queima da pólvora.

        Curtir

      2. Esqueci de mencionar, minha carabina de pressão atinge os 800 ft/s convertendo da entorno de 877 k/s então, está quase alcançando a velocidade desse projétil .50 bmg.
        Uma boa dica para ti, procure no google “.50 bmg balistics” e observe que eu estou certo.

        Curtir

      3. Meu caro, jah fiz essa pesquisa. Agradeço o seu comentario, mas você estah cometendo um equívoco atrás do outro, e eu nao tenho tempo nem.disposição para ficar debatendo e me.explicando pra você. Eh sério, entenda de uma vez por todas, .50 nao eh ultrassonico, .22 muito menos. Boa noite

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s