COMO GELAR A CERVEJA RAPIDAMENTE

Confira 5 métodos rápidos e eficientes que você não conhecia (ou sim!)

Afinal, cerveja quente só na hora de mijar.

Já fizemos um artigo completo falando sobre o hábito do brasileiro de beber cerveja estupidamente gelada (confira AQUI!), e de quais temperaturas são ideais para cada tipo de cerveja. De qualquer forma, cerveja “quente” é intragável, e pode ser que te falte tempo e paciência para esperar o processo “natural” de gelar a breja. Separamos alguns dos métodos mais eficientes para resfriar sua bebida sem perder tempo.

1- Gelo e Sal: Talvez seja o método mais acessível e eficiente, afinal, todo churrasco tem gelo e sal. Basta colocar a cerveja no isopor, cobrir de gelo e “polvilhar” sal grosso (ou qualquer tipo de sal) por cima. Ao contrário da crença popular, o sal não abaixa a temperatura do gelo, mas faz com que ele derreta abaixo de 0ºC. Isso aumenta a área de contato com a lata ou a garrafa, favorece a troca de calor e “SHAZAM”, fica gelada em 5 minutos. (Ps.: Mesmo que você não tenha um cooler, pode usar uma pia ou um tanque).

2- Papel e Água: Uma opção também bastante acessível, é enrolar a cerveja com papel (do tipo absorvente, ou até mesmo papel higiênico), molhá-la e colocá-la no freezer. O coeficiente de transferência de calor da água é muito maior do que do ar, então a fina camada de água gelará a cerveja muito mais rapidamente. Em 10 minutinhos já dá para apreciar sua gelada!

3- Chopeira artesanal (ou não): Já falamos sobre a chopeira ART CHOPP, e fizemos um review completo dela. De qualquer forma, ela consegue resfriar a cerveja quase que instantaneamente, mas você pode adaptar o mesmo conceito a uma chopeira artesanal. Basta fazer a cerveja circular numa serpentina imersa em gelo (de preferência gelo e sal, como no método 1). É um jeito mais elaborado, mas sem dúvida é o mais rápido de todos, a cerveja entra quente e sai trincando, simples assim.

4- Extintor de Incêndio: O nome diz tudo, ele serve para extinguir o incêndio, mais nada. Porém, se a sede for maior que o senso de segurança, é possível utilizar o extintor de CO2, do tipo C, para resfriar a cerveja em segundos. Basta molhar as latinhas, colocá-las num balde e direcionar o gás para cima delas. Não recomendo esse método, pois além de ser um uso totalmente irresponsável do extintor, pode gelar demais a cerveja, fazê-la congelar e até explodir. Mas a consciência é sua!

5- Spin Chill: Você deve estar se perguntando: “Que diabos é isso?”. Pois é, existe um gadget portátil capaz de gelar sua cerveja em pouquíssimos minutos, o Spin Chill. Trata-se de um motorzinho elétrico que gira sua latinha ou sua garrafa para que você possa imergi-la no gelo, assim a troca de calor se acelera, e ela fica geladinha em pouco tempo. Para saber mais sobre esse produto, acesse o site do SpinChill Brasil e confira. A maior desvantagem? Gela apenas uma latinha por vez!

Bom churrasco, bons goles, e um forte abraço!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s