PISTOLAS CUSTOMIZADAS

Veja quais customizações uma pistola pode ter.

Conheça os “porquês” de cada customização e veja belos exemplares customizados.

Uma pistola pode ser considerada um item muito pessoal, talvez tanto quanto uma escova de dentes. Sendo assim, muitos donos de armas gostam de customizá-la ao seu modo, seja para dar à arma um novo aspecto visual, seja para torná-la mais anatômica e eficiente.

Praticantes de tiro esportivo são os que mais customizam suas armas, pois eles precisam do máximo desempenho do seu equipamento, e qualquer fração de segundos pode fazer uma enorme diferença. Existem diversas categorias de IPSC (International Practical Shooting Confederation), e cada uma possui regras muito bem definidas do quanto uma arma pode ser customizada. Caso você se interesse por esse tipo de prática, basta acessar o IPSC.COM.BR para saber mais informações.

Mas a customização pode servir para qualquer um que queira modificar sua arma, seja para defesa pessoal ou para o lazer. Vamos conhecer as principais modificações, e e entender o porquê de cada uma delas:

1- ALÍVIO DE PESO NO FERROLHO

Esses “recortes” no ferrolho dão um aspecto bastante agressivo à pistola. Além disso, podem auxiliar na “pegada” na hora de armar o ferrolho e, principalmente, tornam o ferrolho mais leve, diminuindo o recuo e fazendo com que a boca do cano suba menos a cada disparo.

2- FUNIL DE CARREGAMENTO

O funil na base da empunhadura aumenta a área de entrada do carregador, e facilita a entrada do mesmo, evitando que ele enrosque. A velocidade de troca do carregador aumenta consideravelmente com a adição do funil.

3- MOLA RECUPERADORA DUPLA

Eis aí um item que mantém a mesma estética da arma original, mas que faz uma grande diferença no desempenho. A mola recuperadora dupla permite um “duplo estágio” durante o curso do ferrolho, aliviando o impacto do recuo e, consequentemente, tornando os disparos mais precisos e aumentando a longevidade da arma.

4- GATILHO PERSONALIZADO

A troca por um gatilho personalizado permite um detalhe estético bastante interessante, mas além disso, permite que se busque algo mais anatômico e mais leve, ou seja um gatilho com curso menor e que exige menos força para ser disparado. Isso contribui bastante para aumento da precisão.

5- MIRAS PERSONALIZADAS

E falando em precisão, é possível fazer a troca do sistema de mira. A opção mais comum é a mira de fibra óptica, normalmente com massa de mira na cor verde e alça de mira na cor vermelha. Pode-se também adaptar um mini red dot (lembrando que, nem toda categoria do IPSC permite essa troca). As vantagens são bastantes obvias, além de favorecer uma visada rápida, essas miras podem possuir ajustes e disparos mais precisos.

6- TALAS DE EMPUNHADURA

Talvez essa seja a personalização mais fácil e mais palpável de todas, pois a troca da tala de empunhadura (também conhecida como grip ou telha) possui uma grande diversidade de materiais, como plástico, madeira, aço, alumínio e até mesmo madrepérola, além de texturas e desenhos dos mais variados. Sendo assim, além de mudar bastante o visual, ajuda na pegada. Até mesmo armas com o corpo em polímero podem ser personalizadas, adicionando-se cintas de borracha ou queimando a região com ferro quente, para dar-lhe uma textura mais áspera.

7- EXTENSOR DO LIBERADOR DO CARREGADOR

“Alongar” o botão liberador do carregador faz com que a troca dele seja mais rápida, pois o dedo alcança o botão com mais facilidade, sem que o operador tenha que esticar ou contorcer as mãos.

8- APOIO PARA O DEDO

Costuma-se personalizar a aleta da trava de segurança para usá-la com um apoio para o dedão da mão fraca, ou seja, a mão que auxilia na pegada. Além de propiciar um encaixe mais anatômico, é uma forma de direcionar o apoio com mais agilidade.

9- MUDANÇA NO ACABAMENTO

Pode-se trocar todo o acabamento superficial da pistola, por cromo duro, por exemplo, ou pintura hidrostática, ou até mesmo por oxidações diferentes das de fábrica. Além do ganho estético, isso pode facilitar o manuseio da arma pelo operador, e dar mais longevidade à arma. Cromar o carregador também é uma boa forma de deixá-lo mais liso, e facilitar a entrada dele na arma.

Existem ainda uma infinidade de personalizações possíveis de serem feitas, pois a cada dia os armeiros nos surpreendem com novas ideias, algumas bastante bizarras, outras nem tanto. Sem falar na troca de mecanismos internos e no amaciamento e polimento das peças, que não são visíveis por fora, mas que tornam a arma mais confiável e duradoura. Cabe a cada atirador descobrir qual é o estilo que deseja dar à sua arma, qual combina mais com o dono e qual se aplica melhor na função desejada, seja para prática esportiva, defesa pessoal, uso profissional ou meramente recreativo.

Confira alguns pelos exemplos de customizações:

Mas o “grand finale” fica para essa incrível Glock inspirada no console da Nintendo, o famoso “Nintendinho 8 bits”

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s