A CLÁSSICA PISTOLA 1911

Provavelmente o projeto de pistola mais consagrado.

Conheça a origem, a história e a evolução dessa bela pistola.

Como o nome sugere, essa pistola foi criada no ano de 1911, desenhada por John M. Browning, que posteriormente fundou a Browning Arms Company, especializada em armas de caça. Porém, ela foi (e ainda é) fabricada pela Colt’s Manufacturing Company, mas é também licenciada para muitos outros fabricantes. Originalmente, a pistola 1911 era um pouco diferente do que conhecemos hoje, mas logo ela ganhou o visual clássico que se mantém até hoje:

Atualmente, ela existe em inúmeros calibres, mas seu modelo clássico, o mesmo adotado por muitos exércitos, é no calibre .45 ACP. É uma arma bastante robusta, toda em aço, mas com um desenho bem esguio, especialmente nas versões com carregadores monofilar. Possui sistema de ação simples, ou seja, é preciso armar o cão antes do primeiro disparo, travas de segurança bem acessíveis e um sistema de segurança do gatilho atrelado à empunhadura da arma.

Ela foi utilizada pelo Exército Americano desde 1911 até meados da década de 60, ou seja, durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Não foi a toa que ela tem uma presença tão marcante nos filmes de guerra, dentre os quais podemos destacar o “Resgate do Soldado Ryan”

Pasme, o Exército Brasileiro também adquiriu a 1911 a partir do ano de 1937, e ela foi a arma padrão do nosso exército até 1970, quando foi substituída pela Beretta 92.

Mesmo com toda essa história e tendo sido substituída pelo exército, ela ainda é considerada uma arma bastante atual, segura, confiável e facilmente personalizável, fazendo dela a queridinha de muitos atiradores esportivos.

Inclusive, a Tanfoglio, considerada o supra sumo das pistolas esportivas, é baseada na plataforma 1911, mas com peças feitas com precisão e materiais excepcionais.

O preço dessa verdadeira obra de arte pode ultrapassar os 20 mil reais aqui no Brasil, mas temos uma boa opção nacional com a Imbel MD2, a partir de uns 4 mil reais.

Bons tiros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s