SERRA TICO-TICO, BARATA E VERSÁTIL!

Conheça mais sobre uma serra barata, portátil e muito versátil.

E prepare-se para adicioná-la ao seu ferramental.

A serra tico-tico é o tipo de ferramenta elétrica barata que vale à pena ter, pois além do baixo custo, é o tipo de ferramenta que permite uma enorme gama de cortes e aplicações.

Apesar de não ser ideal para cortes retos, ela cumpre bem essa função. Alguns modelos vem, inclusive, com um esquadro para facilitar esse tipo de corte. Mas ainda que não venha, é muito fácil adaptar uma régua guia para alcançar um corte satisfatório.

Porém, a serra tico-tico “brilha” mesmo nos cortes curvos. Com ela é possível cortar desde  tampos de mesa, até desenhos mais elaborados e mirabolantes:

A versatilidade dela não pára por aí. Além de variados cortes, ela pode ser usada também em diferentes tipos de materiais, como madeira, aço, acrílico, plásticos ou gesso, dependendo apenas do tipo de lâmina de corte acoplado a ela.

Tudo isso, acredite, por preços a partir de R$80,00! Claro, por um modelo bem simples de entrada. A partir de R$150,00 já é possível adquirir um modelo mais “honesto” que durará por muitos e muitos cortes (nada mal, não é?!). Modelos mais caros podem incluir algumas regulagens extras, como ajuste de velocidade ou curso da lâmina, mas via de regra, todas elas cumprem a mesma função.

Como toda ferramenta de corte, seja elétrica ou manual, a serra tico tico apresenta riscos ao operador, mas pode-se dizer que ela é muito mais segura e bem menos agressiva do que uma serra circular, por exemplo. Dificilmente você conseguirá decepar um dedo usando uma tico tico (a não ser que você realmente queira!). Mas fica a ressalva, utilize sempre os EPIs, principalmente nos olhos!

Mas nada no mundo é perfeito, então, claro, a serra tico tico apresenta uma grande desvantagem: Baixa potência, o que torna o corte bastante lento, e um tanto quanto exaustivo para o operador, em especial para madeiras mais duras ou aço.

Não é por menos, esse tipo de serra foi feito para cortes mais artísticos ou para usos eventuais, e não para a realização de cortes em série. Ainda assim, pela bagatela de cento e poucos reais, vale cada centavo!

Forte abraço e bons cortes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s