USE EPI’S!

Acredite ou não, a chance de você se machucar em casa é grande!

Ps.: Imagens FORTES!

Muito se fala em acidentes de trabalho e prevenção de riscos no ambiente de trabalho, mas o que pouca gente sabe é que os acidentes domésticos são muito mais numerosos e costumam ser muito mais fatais do que os acidentes de trabalho. Isso porque, o ambiente de trabalho costuma ser cercado de supervisão acerca do uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), normas e rotinas de trabalho pré-estabelecidas e vigilância constante de colegas de serviço. Mas e na sua casa? Quem te fiscaliza? Quem te fornece os equipamentos de proteção? Quem determina como o serviço deve ser feito? VOCÊ! E infelizmente, você costuma ser bastante negligente. Quem diz isso não sou eu, são as estatísticas. Então vamos listar alguns dos EPIs indispensáveis para preservar a sua saúde e a sua integridade física:

1- Luva de Malha de Aço: Pouca gente conhece, mas essa luva realmente existe, e se parece bastante com aquelas luvas dos cavaleiros medievais. Acontece que ela é cara, em torno de R$250,00, mas pode te proteger de um eventual contato com a lâmina ou disco de corte.

2- Protetor Auricular: Esse é um dos equipamentos de proteção mais negligenciados, porque a falta dele gera perda auditiva cumulativa e em longa data, e não imediata. Mas seu uso é muito importante, mesmo para quem utiliza máquinas barulhentas apenas eventualmente.

3- Óculos ou Máscara Facial: Talvez o mais importante de todos os EPI’s, a falta de uso do óculos de proteção pode torná-lo cego num “piscar de olhos” (dããã), e na grande maioria dos casos, o dano é totalmente IRREVERSÍVEL. A máscara facial, além de proteger os olhos, protege a face e os dentes.

 

4- Máscara Respiratória: Esse é outro exemplo de EPI bastante negligenciado,já que a falta dele gera um risco cumulativo, e não imediato. Mas seu uso é imprescindível para quem trabalha em ambiente repleto de pó ou outras partículas sólidas.

5- Botas: Afinal, bota preta em você machuca? Perder os pés vai te machucar ainda mais. Porém, sejamos razoáveis, para trabalhos domésticos, dificilmente você precisará de botas de segurança. MAS, vale uma ressalva: NUNCA trabalhe de chinelos, sandálias ou até mesmo descalço, utilize sempre um calçado fechado, pelo menos!

Acreditem, o risco de se machucar em casa é muito grande, em especial para quem tem o hábito de executar reparos ou possui uma pequena oficina para hobbys. A cerca de 3 anos, quase perdi o meu dedo esquerdo num acidente com a serra circular, e só então passei a me preocupar mais com essa questão. Não espere que isso aconteça com você, previna-se AGORA.

Forte abraço, e bom “trampo”.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s