ARMAS REAIS QUE INSPIRARAM STAR WARS

Conheça as armas reais que inspiraram o design dos famosos Blasters

Afinal, não é apenas de sabre de luz que vive a franquia.

A arma mais popular da franquia Star Wars é, sem sombra de dúvida, o Sabre de Luz. Assim como o capacete do Darth Vader, inspirado nos samurais, o sabre de luz tem sua origem na cultura oriental, mais precisamente na espada japonesa Katana.

Mas outra arma bastante presente nos filmes são os Blasters, que disparam feixes de energia (seja lá o que isso signifique). Muitos desses Blasters foram inspirados em armas reais, saiba quais:

1- DL-44: A famosa “pistolinha” do Han Solo é quase que uma cópia descarada da Mauser C96, a primeira pistola semi-automática conhecida, criada em 1896 pela Mauser-Werke Oberndorf Waffensysteme GmbH.

2- Blastech E-11 Rifle: A arma mais comum entre os Stormtroopers também se parece com uma cópia descarada do Sterling 9mm, a submetralhadora do exército britânico na Segunda Guerra Mundial. Os “15 segundos de fama” do Blastech E-11 aconteceu no episódio IV, quando Luke Skywalker se veste de Stormtrooper e empunha uma E-11 para resgatar a princesa Leia.

3- DLT-19 Heavy Blaster Rifle: Com aparições bem menos frequentes, o DTL-39 é bastante parecido com o MG-34 (Machinengewehr34), a metralhadora alemã de 1934, que serviu até o fim da Segunda Guerra Mundial, e que chegou a ser utilizada pelo exército português. A função do DTL-39 também é bastante similar a do MG-34, para contenção de tropas.

4- Defender Sporting Blaster Pistol: A pistola utilizada pela princesa Leia nos primeiros filmes da franquia é um blaster de defesa pessoal e tiro esportivo, o Defender Sporting Blaster Pistol (“Pistola Blaster de defesa e esporte”), inspirada na pistola Vostok Margolin de calibre .22, desenvolvida pelo russo Mikhail Margolin em 1948 para uso esportivo e recrativo.

5- Bobba Fett’s Sawer-off Blaster: A arma do caçador de recompensas mais famoso é algo como uma “Shotgun de cano serrado”, ou seja, uma escopeta mais curta, que teve seu cano cortado. Porém, a inspiração dela não veio realmente de uma arma de fogo, mas sim de um sinalizador “single shot” (tiro único) da Webley & Scott, uma fabricante britânica de armas de fogo de 1834, que a partir de 1979 deixou de fabricar armas de fogo e passou a se dedicar apenas a armas a gás e sinalizadores.

 

6- Blastech A280: O rifle das forças rebeldes, o Blastech A280 foi inspirado no STG-44, parecido com a famosa AK-47, que dispensa comentários e que já possui um artigo completo AQUI. O Sturmgewer, porém, diferentemente do AK 47, é alemão, e não russo, e foi criado em 1943 para atender o exército alemão. Dessa vez, a equipe de designers da Lucas Film caprichou um pouco mais nas modificações, pois o Blastech A280 perdeu bastante do visual do STG-44. Ainda assim, um olhar bem clínico consegue identificar as semelhanças.

7- T-21 Light Repeating Blaster: Esse “Heavy Blaster” é utilizado pelos Sandtroopers, os Stormtroopers  especializados em incursões no deserto e em cenários áridos. Sua inspiração veio da metralhadora Lewis, criada em 1910 pelo coronel Samuel Mclean, mas aperfeiçoada por Isaac Newton Lewis. Ela foi largamente utilizada durante a Primeira Guerra Mundial, tanto em trincheiras quanto em aeronaves ou carros de combate.

BÔNUS: O “diferentão” blaster do wookie Chewbacca é claramente inspirado num arco e flecha do tipo Besta.

E aí, gostou? Da próxima vez que assistir a um filme de Star Wars, você com certeza prestará mais atenção nas armas. Se faltou alguma, comente!

Forte abraço.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s