CHARUTOS PARA COMEMORAR A CHEGADA DO BEBÊ

Pouco comum no Brasil, você já deve ter visto isso nos filmes.

O pai orgulhoso presenteia os amigos com charutos para comemorar a chegada do neném. Mas porque?!?!

De onde vem essa tradição, afinal?

Difícil colocar uma data para o início desse hábito, mas acredita-se que muito antes da descoberta do tabaco pelos europeus, os índios americanos já adotavam esse costume. Isso porque, a divisão social dos índios também levava em conta o sexo, e os homens eram comumente excluídos de qualquer participação durante o ritual do parto. Sendo assim, os homens se reuniam para fazer o que já costumavam fazer juntos, fumar, e então o hábito ficou associado à chegada do neném.

Como a sociedade européia também excluía os homens de participarem do parto, e como eles já tinham assimilado e evoluído o hábito de fumar, era comum que os homens ficassem reunidos numa sala à parte, fumando, bebendo e papeando, enquanto a mulher pelejava por horas e horas de trabalho de parto. O anfitrião, ou “futuro papai”, presenteava seus amigos e parentes com charutos de qualidade, como demonstração de alegria e de virilidade! Era como dizer “vejam só, fui capaz de gerar um filho!”.

Atualmente, com toda a campanha anti-tabagista, é bastante difícil reunir os amigos para dar umas baforadas, e esse costume vem se perdendo. Ainda assim, muita gente insiste em perpetuar essa tradição, ainda que seus amigos não fumem. Uma alternativa criativa é distribuir charutos de chocolate, afinal, quem não gosta de chocolate?

E você, já separou uns charutos para a chegada da prole?

 

 

 

 

 

 

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s