PROFISSÃO SNIPER

O soldado mais temido e odiado de qualquer batalhão.

Conheça mais sobre esse profissional.

Os snipers foram amplamente retratados no cinema, em especial nos filmes de guerra, principalmente devido à mítica dessa profissão. Mas não se confundam, “sniper” é o atirador de elite (ou franco-atirador) o profissional especializado em tiros de precisão a longas distâncias. A arma utilizada pelo sniper é o rifle (ou melhor, Fuzil!), e existem diversos modelos, marcas e calibres, normalmente dotados de uma luneta e capazes de atingir alvos a centenas de metros de distância. Essas armas são um espetáculo à parte, mas a ideia hoje é falar sobre o profissional por trás da luneta.

Num primeiro momento, pode parecer fácil. “É só colocar a mira no alvo e apertar o gatilho”. Mas um tiro de precisão envolve muito mais do que isso. Fazendo uma matemática simples, a mínima variação de 1 grau na saída do rifle, propaga um deslocamento de quase 2 metros num alvo a 100 metros de distância, conforme mostra o desenho.

 

Ou seja, com uma variação muito pequena, o erro é muito grande. Com quase 2 metros de diferença entre o alvo e o tiro efetivo, você provavelmente erraria até mesmo um elefante! Imagine então, que snipers conseguem acertar a cabeça de um inimigo a mais de 1000 metros de distância. Além disso, não basta ter firmeza nos braços e no gatilho, diversos fatores como vento, densidade do ar, energia do projétil e até mesmo rotação da terra influenciam na precisão do tiro. Sendo assim, o atirador de elite precisa ter um profundo conhecimento de balística, e precisa ser capaz de realizar cálculos matemáticos rapidamente para ajustar sua luneta, compensar as variáveis e alcançar o tiro perfeito.

Ser capaz de atingir o alvo a grande distâncias é a habilidade mais importante do sniper, mas não é a única. Se camuflar e adentrar territórios hostis de maneira furtiva é essencial para garantir a efetividade de um sniper. Além disso, ele precisa ser paciente e silencioso, precisa avançar pouco a pouco sem ser visto, e às vezes fica horas, até mesmo DIAS, parado numa mesma posição à espera do momento certo.

Se você pensava que o sniper era o “câmper” preguiçoso e covarde do Counter-Strike, está muito enganado. Eles são capazes de definir os rumos de uma guerra, e os snipers mais letais da história registram centenas de mortes.

Falaremos desses “heróis” (dependendo de que lado da guerra você está!) numa próxima.

Forte abraço.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s