FIVE SEVEN: A “ASSASSINA DE POLICIAIS”

Conheça mais sobre essa pistola peculiar.

Temida por policiais (?!), mas adorada pelos atiradores esportivos.

A pistola Five-SeveN é um projeto relativamente recente, de 1998, da fabricante belga “Fabrique Nationale d’Armes de Guerre Herstal” (“Fabricante nacional de armas de guerra, Herstal”, em tradução livre). Basicamente, é uma pistola que segue a tendência atual, com ferrolho em aço revestido de polímero e corpo totalmente em polímero, bastante leve, de tamanho mediano, com pouco recuo e pegada bastante anatômica. Além disso, possui travas ambidestras e capacidade de até 20 cartuchos. Porém, o destaque da Five-Seven é o calibre 5.7 X 28mm (daí o nome “Five Seven”), conhecido pelo alto poder de penetração, até mesmo em coletes balísticos (dependendo do tipo de colete).

De fato, o calibre 5.7 da Five-Seven consegue perfurar certos coletes à prova de balas com mais facilidade do que outros calibres, mas isso não a torna mais letal. Quem conhece de armas sabe, existem vários fatores relevantes para caracterizar a letalidade de uma arma ou um calibre, entre eles podemos citar: A velocidade do projétil, o peso, a energia, o poder de parada e, como já foi dito, o poder de penetração.

Ou seja, “poder de penetração” é só um dos fatores, e existem no mínimo outros 4 a serem considerados. Lembrando também que, 5.7mm de diâmetro correspondem a pouco mais do que um calibre .22 (no quesito diâmetro). Além disso, existem munições perfurantes em muitos outros calibres! Ainda assim, a pistola Five Seven levou a fama de “assassina de policiais”, e seu uso é extremamente restrito aqui no Brasil. Mas com muito suor, burocracia e paciência, é possível adquirir uma Five-Seven para a prática esportiva. Seu baixo recuo e precisão proporcionam um prazer à parte.

Se você ainda não tem o CR (Certificado de Registro), não tem paciência ou muito dinheiro para importar uma legítima Five-Seven, pode se contentar com os modelos de Airsoft, réplicas perfeitas da arma real, disponíveis nos tipos a Gás (de uso restrito), Spring ou Elétricas. Assim você se sentirá um verdadeiro soldado Canadense ou um agente do Serviço Secreto americano, que são apenas alguns exemplos de forças policiais e exércitos que utilizam a pistola Five-Seven (como o exército da Grécia, da Índia, da Polônia e da Espanha). Quem não tem saudades de jogar Counter-Strike com uma Five-Seven, e matar aquele seu amigo chato, mesmo de colete? A Five-Seven é uma das pistolas mais populares desse jogo tão famoso, exatamente por essa característica copiada da arma real, de perfurar coletes.

Não bastasse isso, é uma pistola de design peculiar e diferenciado, que mistura o tradicional e o moderno, e que com certeza enche os olhos de quem gosta do assunto.

 

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s