REVIEW: UMIDOR DE VIAGEM XICAR

Conheça nossas impressões sobre esse item essencial.

Você, charuteiro, como faz para levar seus charutos para passear?

Não importa se você é um charuteiro “hardcore”, que possui aqueles enormes umidores de cedro com uma coleção invejável, ou se você é apenas um entusiasta iniciante, que guarda seus humildes charutos num “Tupperware”, você algum dia precisará levar seus charutos para um passeio, seja uma viagem longa, ou uma volta no parque.

Nesses casos, o que você faz? Bota seu lindo umidor de cedro no porta-malas? Claro que não! E é por isso que você precisa de um umidor de viagem, só assim você manterá seu charuto íntegro e na umidade perfeita.

Muitos optam por cases simples, normalmente para 2 charutos, e eles são mesmo uma boa opção, impedem que o charuto se amasse ou se quebre. Porém, 2 charutos pode ser pouco, especialmente se você for viajar e passar muitos dias fora. Além disso, dependendo do tempo que você demorar para fumar, os charutos podem perder a umidade e ficar muito secos.

O umidor Xicar resolve todos esses problemas. Seu case rígido em polímero não possui cheiro, o que é essencial para não impregnar seus charutos com aquele odor plástico desagradável. Assim como cases para armas ou cases industriais, ele possui uma vedação de borracha, e uma espuma do tipo acústica, que prendem delicadamente os charutos para que eles não fiquem soltos.

Existem modelos da Xicar para 5, 20 ou 40 charutos de até 20 cm de comprimento, nas cores preta, azul ou amarela. O modelo para 5 charutos pode ser usado para transportar charutos menores, de 12 cm, na posição vertical, comportando quase 10 charutos.

Ele possui um difusor de umidade, que deve ser reabastecido de tempos em tempos com água destilada. Porém, não possui nenhum higrômetro, seja digital ou analógico, para conferir o nível de umidade. Eis então o primeiro ponto negativo, pois fumantes menos experientes dificilmente identificam o nível de umidade pela aparência do charuto, como fazem charuteiros mais experientes. Pode-se colocar um higrômetro no interior do case, mas isso tomará o espaço de alguns charutos.

Além disso, ele não possui espaço próprio para o cortador ou o isqueiro. Para que o fumante não precisasse ter que se preocupar com essas ferramentas, seria ideal que elas ficassem juntas do umidor. Claro, cabem tranquilamente um cortador e um isqueiro pequeno, mas, novamente, isso irá tirar o espaço de 1 ou dois charutos. Se, somado a isso, o fumante quiser acrescentar o higrômetro, sobrará pouco espaço para os charutos, e o umidor perde todo o seu propósito.

Ainda assim, em especial se você fuma charutos mais curtos, de até 15 cm, posso garantir que o umidor Xicar é perfeito para você, e você poderá transportar tudo junto sem ter que se preocupar. Para os fumantes mais eventuais, como é o meu caso, ele se torna mais que um umidor de viagem, e sim um umidor principal, que acondiciona meus charutos tanto dentro quanto fora de casa. Sem falar no aspecto bonito e “tático” que ele tem.

E você, como transporta ou guarda seus charutos? Compartilhe conosco.

Forte abraço, confrades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s