A FAMOSA “COLT PACIFICADORA”

Você reconhece esse revolver?

Saiba mais sobre o revólver mais famoso do mundo.

É impossível que você tenha visto um filme de “bang-bang” e não tenha topado com esse icônico revólver. O Colt S.A.A. (“Single Action Army”) foi criado em 1873 pela Colt’s Manufacturing Company  para atender à cavalaria dos Estados Unidos. Com capacidade para 6 tiros, e originalmente no calibre .45, chegou a ser fabricado também em outros calibres.

 

 

O apelido do Colt M1873 (como também era chamado) era nada mais nada menos do que Colt Peacemaker, que em tradução livre significa “Colt fazedora de paz”, ou então, “Colt pacificadora”, como preferir. Provavelmente, nunca uma arma teve um nome que lhe caiu tão bem. Ao contrário do que dizem, o período conhecido como “velho oeste” americano não foi tão violento e sangrento quanto retratado nos filmes. Boa parte das resoluções de conflitos daquela época tiveram desfechos muito mais diplomáticos devido à presença da Colt Peacemaker.

Obviamente, não foi também um período de flores. Não só as forças armadas americanas, como também os foras da lei tinham grande apreço pelo Peacemaker. Não foi à toa que, por volta da década de 1950, diversos filmes e séries retrataram o faroeste americano com destaque para a presença da Colt Peacemaker. Isso ajudou a perpetuar a silhueta inconfundível desse revólver, e também fez com que ele mantivesse sua produção até hoje, especialmente para atender a colecionadores e entusiastas.

O mecanismo de ação simples desse revólver fez do seu uso uma verdadeira coreografia. O giro do tambor é feito com o acionamento do cão à retaguarda, e ao puxar o gatilho, ocorre a liberação do cão e consequentemente o disparo. Para efetuar o próximo disparo, é necessário puxar o cão novamente de forma manual. Ainda assim, é possível efetuar incríveis 6 disparos por segundo!

Dentre as celebridades históricas que carregaram a Colt Pacificadora podemos destacar o presidente Theodore Roosvelt, o ator John Wayne, o bandido Buffalo Bill e, claro, o mais importante de todos, Marty Mcfly, do filme “De Volta para o Futuro 3”, na  clássica cena do festival de  Hill Valey de 1885, na qual ele testa e acaba ganhando uma Colt Pacificadora!

Essa arma, sem sombra de dúvidas, faz jus à frase de Samuel Colt: “Deus fez os homens, mas Samuel Colt os tornou iguais”.

Amém!

Forte abraço confrade!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s