VASILHAME: REABASTEÇA ESSA IDÉIA

Cerveja fresca e de qualidade a um preço justo.

Os vasilhames estão retornando (Dãã), mas agora com cerveja de alta qualidade.

Se você é de uma época em que as famílias juntavam garrafas de vidro para trocá-las no mercado, pagando então só o preço da bebida, você tem meu respeito. Quem não viveu essa época pode vivenciar a volta dessa onda com os novos “Growlers” para cerveja.

É muito simples: Você compra um vasilhame próprio para cerveja chamado “Growler”, leva até uma cervejaria local, reabastece com sua cerveja artesanal favorita e paga apenas pelo volume de líquido que adquiriu. A grande vantagem é que você consegue uma cerveja fresca e de alta qualidade a um preço justo, pois excluem-se os preços da garrafa e do rótulo. Você foge dos preços abusivos das cervejas “de marca” sem ter que se sujeitar às cervejas de milho nacionais.

Isso trás uma nova filosofia ao hábito de tomar cerveja, pois amplia a degustação ao garimpo de novas cervejarias. Afinal, os produtores pequenos não dispõem da mesma infraestrutura de envase e distribuição das grande cervejarias, então cabe a você ir até eles! Isso nos remete também ao período da Lei Seca nos Estados Unidos, que proibia a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante os anos 20, fortalecendo esse hábito (só que na ilegalidade!).

Enfim, descobrir aquele produtor que consegue dar um toque especial à cerveja faz parte da diversão, e esse garimpo pode render boas histórias “de boteco”, muito melhores do que discutir sobre futebol ou política.

Os “receptáculos” conhecidos como GROWLERS também propiciam um prazer à parte, pois são altamente colecionáveis. Vão desde os modelos mais simples, de vidro e com tampa de rosca, até mais elaborados, como os de cerâmica ou aço inox. Existem também modelos que permitem acoplar cilindros de CO2, garantindo a carbonatação e cremosidade do chopp tirado.

Vale uma ressalva importante: Sabemos que chopp e cerveja são essencialmente a mesma coisa, sendo que o chopp é mais fresco e dura menos, enquanto a cerveja é submetida a um processo de pasteurização para prolongar a validade. Como os Growlers são reabastecidos com cervejas artesanais, obviamente não são pasteurizadas (ou seja, são chopps!), então devem ser consumidas em cerca de 10 dias antes que azedem.

Ainda assim, o meio ambiente agradece, pois o uso de embalagens retornáveis é imensamente mais amigável do que as embalagens descartáveis. Os “eco chatos” vão sair do seu pé por um tempo.

Nos últimos anos, as cervejas artesanais ganharam muito espaço no Brasil, e o número de pequenos produtores cresceu muito. É muito fácil encontrar um “posto de abastecimento” na sua cidade! Separamos algumas opções para facilitar sua busca:

Fabrica75

Capitão Barley

Alto dos Pinheiros

Cerveja Maestria

Local Growler

Bom garimpo, boa degustação e um forte abraço BEM hétero!!!!!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s