ESCOTISMO: “SEMPRE ALERTA”!

Você deve se lembrar dos escoteiros nos filmes, mas sabe o que são e o que fazem?

Aprenda mais sobre o fascinante movimento escotista, suas origens e as atividades que desenvolvem.

A origem simbólica do escotismo é atribuída a um acampamento organizado pelo inglês Robert Baden-Powell, no Canal da Mancha, com jovens rapazes entre 12 e 16 anos, no qual Robert ensinou diversas técnicas de segurança, primeiros socorros e orientação na mata. O engajamento e a empolgação dos jovens foi tão grande, que incentivaram Robert a escrever diversos livros ensinando técnicas de sobrevivência e atividades mateiras, sempre direcionados a jovens, além de ensinamentos que viriam a ser as bases do movimento escotista.

Essas filosofias e visões foram então sendo disseminadas, e Powell passou a se dedicar integralmente à organização e fortalecimento do movimento escotista. Posteriormente, ele criou a ramificação “Lobinhos” para integrar crianças ainda mais jovens ao movimento. Hoje, o movimento escotista existe no mundo todo, com representações certificadas em vários países.

Os escoteiros desenvolvem diversas atividades, desde acampamentos e atividades mateiras, até sobrevivência e trabalhos manuais. O mais importante do movimento são seus lemas e suas diretrizes, que ajudam a moldar o caráter e a cidadania dos jovens. A seguir, estão os dez artigos da lei escoteira, escritos pelo próprio idealizador, Robert Baden-Powell:

1- O escoteiro é verdadeiro, e sua palavra é sagrada;

2- O escoteiro é leal;

3- O escoteiro é prestativo;

4- O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;

5- O escoteiro é cortês;

6- O escoteiro respeita e protege a natureza;

7- O escoteiro é responsável e disciplinado;

8- O escoteiro é alegre e sorri perante as dificuldades;

9- O escoteiro é econômico, sóbrio e respeitador dos bens alheios;

10- O escoteiro é íntegro nos pensamentos, palavras e ações.

Percebe-se que o movimento escotista vai muito além de organizar acampamentos e acender fogueiras, é uma verdadeira lição de honra e caráter. Formam-se cidadãos que realmente contribuem para a construção de uma sociedade civilizada e próspera. Se você tem um filho ou sobrinho pequeno, pense em apresentá-lo ao movimento escotista! Você, ele, sua família e a sociedade como um todo tem muito a ganhar com isso. Lembrando que, atualmente, o movimento integra também as meninas!

Não tem desculpa, deixe o smartphone e o tablet de lado e leve-o para conhecer o escotismo. No Brasil, existe uma organização nacional, mas com diversas bases espalhadas pelo país. Procure pelo diretório mais próximo da sua cidade e DIVIRTA-SE!

Forte abraço bem hétero, e até a próxima.

Não se esquece de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s