APRENDA A ACENDER A CHURRASQUEIRA

Sem botar fogo na casa ou em si mesmo.

Acredite, o perigo de se queimar é tão real quanto a chance do carvão se apagar.

Recentemente, esse que vos escreve quase perdeu os cabelos por conta de um acidente na churrasqueira. Na esperança de que outros sejam tão idiotas quanto eu, elaboramos esse guia para te ajudar a acender a churrasqueira com eficiência, rapidez e, principalmente, SEGURANÇA!

Falando sério, muita gente negligencia o ato de acender uma churrasqueira, principalmente por desconhecer os seus riscos e pela pressa em queimar uma “carninha”. Mas a carne que pode acabar queimada é a da sua cara! Anualmente, milhares de acidentes envolvendo churrasqueiras acontecem, uns menos graves, como um susto, e outros muito mais graves, que deixam sequelas para a vida toda.

Existem vários guias disponíveis na internet, mas todos eles tem algo em comum, a ISCA. O melhor jeito de garantir uma boa queima do carvão, é utilizando uma isca, algo que queime mais facilmente do que o carvão, e que mantenha a chama acesa por tempo suficiente para fazer evaporar toda a umidade do carvão, aquecê-lo e transforma-lo em brasa.

Muitos sacos de carvão já vem com essa isca, um pequeno “tablete” de álcool, mas quando isso não acontece, você pode improvisar das seguintes formas:

1- Pão velho encharcado com álcool: Meio pedaço de um pão francês já basta, mas você pode usar qualquer tipo de pão.

2- Jornal velho com óleo de cozinha: Basta fazer uma bolota de jornal e encharcar com óleo de cozinha, usado ou novo. Essa isca produz muita fumaça, então cuide da exaustão do local.

3- Copinho de álcool: Pode-se improvisar um pequeno recipiente cheio de álcool, como uma latinha de cerveja cortada ou um copo descartável. Nesses casos, é importante cortar o recipiente até uma altura de no máximo 3 dedos, pois você deve completá-lo com álcool até quase a borda. Você não vai querer gastar 350 ml de álcool para acender a churrasqueira, e se você não cortar o recipiente, ele vai se apagar com facilidade.

Escolhida sua isca, não têm mistério, você simplesmente a posiciona no centro da churrasqueira e monta uma espécie de “cabaninha” por cima, cuidando para que haja algumas aberturas de ar, para não abafar. Feito isso, é só acender a isca com um fósforo e aguardar. Depois de um tempo, aquele carvão já estará em brasa, e se manterá aceso mesmo após a queima total da isca. Então espalhe as brasas e, se necessário, acrescente mais carvão por cima.

Durante esse processo, pode ser necessário “abanar” o carvão para favorecer a queima da brasa. Aí você pode lançar mão dos recursos que tem, como ventiladores ou secadores de cabelo. Mas na falta de uma tomada próxima, um abanador e um pouquinho de suor já funcionam.

Esteja atento às seguintes regras de segurança:

1- Mantenha o álcool longe do fogo: O ideal é você levar o recipiente para outro ambiente.

2- Não jogue álcool diretamente do recipiente: Se o fogo se acabar e for necessário acrescentar mais álcool, jamais jogue-o diretamente da garrafa, pois o fogo pode “seguir” o jato de álcool e explodir a garrafa na sua mão. O resultado não seria nada bonito. Coloque um pouco de álcool num copo descartável e, aí sim, jogue-o sobre o carvão.

3- Não abuse do álcool: A falta de paciência e a insistência do carvão em se apagar pode nos fazer crer que “falta botar mais álcool”, mas esse é um dos maiores perigos. Lembre-se do seguinte, mesmo que o carvão esteja praticamente apagado, e que ele não se acenda ao acrescentar mais álcool, ele ainda está quente, e o álcool adicionado terá evaporado com facilidade, transformando sua churrasqueira numa verdadeira bomba!

Então seja muito cauteloso, e não abuse do álcool, seja por cima do carvão, seja por goela abaixo, pois estar bêbado antes mesmo de acender a churrasqueira pode acabar queimando mais do que o seu filme.

Abraços bem héteros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s