CHARCUTARIA, ALIMENTE MAIS ESSE HOBBY

Sabia que você pode produzir seus próprios embutidos?

Salsichas, linguiças, salames, presuntos, rosbife, etc, etc, etc…..

Charcutaria é o preparo e/ou venda de embutidos, carnes curadas e já temperadas com sabores e texturas únicas. A origem dessa prática remonta do homem antigo, que depois de se tornar nômade, passou a explorar novas terras e novos continentes. A necessidade de transporte e conservação de carne por longos períodos de tempo propiciou o desenvolvimento de técnicas de cura da carne, inicialmente apenas pela salga, e posteriormente com temperos e técnicas mais apuradas, como a defumação.

Atualmente, os embutidos são também mantidos sob refrigeração, claro, pois isso garante ainda mais segurança para o consumo, e ainda mais tempo de conservação. Mas na antiguidade, lembre-se de que não existiam geladeiras, então a charcutaria era essencial para garantir proteína aos habitantes de regiões menos frias, e possibilitou, por exemplo, as grandes navegações e a descoberta das Américas. VIVA A CHARCUTARIA!

Atualmente, não se fazem embutidos visando apenas a conservação da carne, mas sim a criação de produtos únicos, de sabor e textura diferenciados. Carne de porco, por exemplo, é uma delícia, mas o bacon, fruto de um processo de charcutaria, é simplesmente magnífico. Além disso, produzem-se salsichas, salames, lombos, rosbifes, presuntos, linguiças, e até mesmo terrines (patês). Dentre os processos da charcutaria, além do corte e moagem da carne escolhida, e da adição de temperos (que vão desde ervas finas até um simples alho), existe o processo de cura propriamente dito, que garantirá a longevidade da peça. A cura pode envolver a defumação, a salga, a fermentação, a desidratação, a cocção, entre outros.

Existem diversos cursos que ensinam todas as técnicas e, com alguns poucos equipamentos, é possível fazer seus próprios embutidos no conforto do lar. Imagine só, chamar os amigos para degustar uma cerveja artesanal acompanhada de um Ramón caseiro? Simplesmente sensacional! Esqueça aquele presunto Premium da Seara, os embutidos caseiros estão num outro nível gastronômico.

Consulte os cursos disponíveis na sua cidade, tenho certeza de que você irá se apaixonar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s