ZIPPO, O ISQUEIRO DOS CAVALHEIROS

Mesmo que você não fume, você reconhece o “click” de um Zippo.

Confira um pouco sobre a história e as curiosidades desse icônico isqueiro.

A Zippo Manufacturing Company é uma empresa americana do estado da Pensilvânia. Com mais de 85 anos de história, ela foi responsável pela concepção e fabricação desse icônico isqueiro, inicialmente vendido a US$ 1,95. Este valor era absurdamente caro para a época, lembrando que a década de 30 sucedeu a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque de 1929, no período chamado de “A grande depressão americana”, com altíssima taxa de desemprego. Ou seja, poucos tinham condições de adquirir esse artigo de “luxo”.

Desde o início até os dias de hoje, esse isqueiro possui o mesmo mecanismo, uma “capinha” metálica dotada de dobradiça e um “insert” (parte interna) como uma espécie de lampião, com Resultado de imagem para insert zipporeservatório para o fluido, um pavio e um riscador de faísca. Ao abrir e fechar, ele emite um “click” muito característico. Verdade seja dita, antes de entrarmos nas qualidades deste isqueiro, precisamos ponderar sobre seus defeitos: Além de ser muito caro, ele não é nada prático, exige muita manutenção (compra de fluido e de pedrinha para a faísca), e mesmo que você não utilize, seu fluido acaba evaporando e te deixando na mão. Mesmo os aficionados pelos Zippos admitem isso! Então, porque ele fez (e ainda faz) tanto sucesso?

Primeiramente, porque ele é “windproof” (à prova de vento). Apagar a chama de qualquer isqueiro pode ser fácil, mas o Zippo resiste relativamente bem às intempéries. Numa situação extrema, como um vendaval, com certeza ele se apagaria, mas resistiria muitíssimo mais do que qualquer outro isqueiro. Essa característica foi muito bem vista pelos militares da época, tornando o Zippo parte do equipamento dos soldados. Imaginem só, você ia para a guerra e recebia uma farda, uma pistola, um rifle e um ZIPPO!

Esse contrato entre a Zippo e o governo americano perdurou por muitos anos, fazendo dele um item marcante durante a Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra do Vietnã, e alavancando a Zippo Manufacturing. Os soldados personalizam seus Zippos, e os abasteciam com o diesel dos tanques de guerra. Durante boa parte desse período, a empresa parou de fornecer isqueiros para o cidadão comum, fornecendo exclusivamente às forças armadas, tornando-o ainda mais icônico e cobiçado.

Como você já sabe, a indústria do cinema explorou exaustivamente o tema das guerras, em especial a Segunda Guerra Mundial e a guerra do Vietnã. O Zippo teve então suas aparições de destaque nesses filmes, em cenas que tornaram-se verdadeiros clichês, com soldados acendendo desde cigarros até pavios de dinamite com seus Zippos. Com isso, a popularidade desses isqueiros foi crescendo, e o cinema expandiu esse verdadeiro “personagem” para todo gênero de filme, principalmente para os de ação. A lista de filmes é gigantesca, mas não podemos deixar de registrar a magnífica aparição do isqueiro Zippo no filme Constantine. Com seu desenho único, ele se tornou modelo cobiçado por colecionadores.

Resultado de imagem para zippo scene       Resultado de imagem para zippo constantine      Resultado de imagem para zippo scene     Resultado de imagem para zippo war movies scenes

A empresa também se aproveitou do formato retangular do isqueiro para imprimir propagandas dos mais diversos tipos, de marcas de cigarro a símbolos maçônicos. Isso também ajudou a alavancar as vendas e a popularidade, pois muitas empresas faziam grandes encomendas de Zippo com sua própria logomarca. Lembrando que, estamos falando de uma época em que o hábito de fumar era muito mais popular do que é hoje, e pouco se sabia (ou se ignorava) sobre seus malefícios. Atualmente, dificilmente uma marca de refrigerantes iria querer se associar com algo que remete ao tabagismo.

 

Como se não bastasse, esse isqueiro é muito popular atualmente entre pessoas que realizam manobras. Foi isso mesmo que você leu.., MANOBRAS. Devido ao seu mecanismo de abertura peculiar, diversos entusiastas realizam manobras de abertura, acendimento e fechamento do Zippo de maneira incrível. Isso pode ser muito eficiente para aliviar o stress. Se você buscar por “Zippo tricks” no You Tube, encontrará vídeos e até mesmo de tutoriais.

Enfim, agora você entende a mítica em torno do Zippo? Esse legítimo produto americano está encrustado na cultura mundial. Muitos dos que compram, sequer fumam! Você pode ser um deles, e mesmo que o preço seja um pouco alto, saiba que a Zippo oferece uma garantia vitalícia de seus isqueiros, não importa o ano de fabricação e nem quantos donos ele já teve, se quebrar, ela irá repará-lo ou substitui-lo gratuitamente. Essa garantia não vale para o acabamento externo.

Você se lembra de alguma cena marcante do Zippo? Compartilhe conosco.

Forte abraços bem héteros!

“Click”

Descobrir e controlar o fogo é parte integrante da evolução humana. Carregar um “Zippo Lighter” é mais do que carregar um acessório, é possuir um símbolo da soberania do homem sobre a natureza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s