WHISKY OU UÍSQUE?

thumb_uisque
Afinal de contas, qual é a grafia certa?

Ps.: Não se trata de gramática

Antes da resposta, saiba que a pergunta vai além, pois existem também as palavras WHISKEY, SCOTCH ou BOURBON  para se referir àquela bebida que conhecemos das novelas das 8, dos filmes de cowboy e das despedidas de solteiros.

E todas elas estão corretas, mas cada uma se refere a um tipo diferente de Uísque. Inclusive, “Uísque” é o termo “abrasileirado” usado para se referir a qualquer um desses tipos.

Essa variedade de nomes existe porque, basicamente, o Uísque é uma bebida altamente regulamentada pelos países produtores. Ou seja, para ser chamado de “Uísque”, precisa cumprir uma série de exigências em relação à matéria prima e ao processo de fabricação, e cada país determina essa regulamentação. Mas antes de dar “nome aos bois”, vamos definir 3 grandes grupos de Uísque:

Single Malt: Utiliza apenas malte de cevada, sem a inclusão de outros cereais;

Single Grain: Também utiliza malte de cevada, mas pode conter também a cevada não maltada, e é produzido em uma única destilaria, sem mistura de outras destilarias;

Blended: É uma mistura de Uísques Single Malt e Single Grain.

Agora, vamos aos nomes!

SCOTCH (ou SCOTCH WHISKY)

Para receber esse nome, o Uísque precisa ter sido envelhecido na Escócia, por pelo menos 3 anos, em barris de carvalho.

IRISH (ou IRISH WHISKEY)

Uísque Irlandês, obrigatoriamente fabricado a partir da maceração dos cereais, e destilado e envelhecido na própria Irlanda por, no mínimo, 3 anos.

BOURBON (ou WHISKEY)

Produzido inteiramente dentro dos Estados Unidos, com 51% de grãos de milho e envelhecido em barris de carvalho novos e previamente carbonizados.

Como tudo na vida, conhecer mais sobre algo nos permite apreciá-la melhor. Com o Uísque não é diferente! Mesmo tendo basicamente o mesmo processo produtivo, essas “pequenas” variações originam bebidas completamente diferentes, fazendo com que você possa detestar um Scotch e ao mesmo tempo amar um Bourbon, ou vice versa. Então jamais diga “eu odeio Uísque”, permita-se experimentar seus diferentes tipos, lembrando que, tanto os Scotch quanto os Irish e os Bourbons possuem inúmeros subtipos, que também variam enormemente sua experiência de degustação.

3 comentários

  1. O single malt é feito de 100% de cevada maltada produzido em uma única destilaria. Note que malte pode ser de qualquer cereal. O single malt, só cevada. O single grain pode conter cevada não maltada, maltada, além de outros cereais, produzidos em uma única destilaria.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s